Em Portugal, são diagnosticados 5 mil novos casos de cancro da mama todos os anos. De acordo com as estatísticas, uma em cada onze mulheres portuguesas virá a sofrer da doença, mas é preciso deixar outro alerta: a deteção precoce eleva as probabilidades de sobrevivência acima dos 90 por cento.
Há doze anos que a Associação Laço atua na área da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.
Amanhã, quarta-feira, 30,vai participar numa ação de sensibilização organizada pela plataforma europeia European Professional Women’s Network (EPWN) de Lisboa.
O encontro, sob a forma de almoço, está marcado para as 13h no Hotel Tivoli, Lisboa. A refeição custa 25 euros.
A EPWN-Lisbon vai doar mil euros à Laço que serão aplicados em ações de sensibilização e prevenção.
Além da participação das presidentes da Laço e da EPWN-Lisbon, Lynne Archibald e Mónica Santiago, duas mulheres que ultrapassaram a doença vão dar o seu testemunho.
Mais informações em www.laco.pt
Sobre a Laço
A associação desenvolve ações com o intuito de promover o diagnóstico precoce do cancro da mama. Para cumprir o seu principal objetivo, a Laço dispõe de sete unidades móveis que fazem chegar o rastreio a vários pontos do país. Em 2010 conseguiram instalar uma unidade móvel do arquipélago dos Açores. No ano passado, apoiaram o IPO de Lisboa na aquisição de novo equipamento de rastreio.