“Queremos valorizar os produtos regionais, e contribuir para as pessoas consumirem de forma mais sustentável”, explica o presidente da associação EcoGerminar, Marco Domingues, 34 anos.
Tudo começou com a criação do selo do Comércio Solidário e Sustentável (CSS), que Marco desenvolveu na sua tese de mestrado em economia social. “Adaptei o conceito do comércio justo aos produtos regionais portugueses”, explica o coordenador do projeto que começou por aplicar a teoria na sua terra natal, Castelo Branco.
Para receberem o selo do CSS, os produtos têm de respeitar uma série de normas, uma delas, por exemplo, é que 75% das matérias-primas usadas sejam de fornecedores que se localizem a menos de 100km de distância.
A Fundação EDP resolveu apoiar a iniciativa e, neste momento, financia a EcoGerminar, uma associação sem fins lucrativos, em 80%.
Depois de certificar vários produtos agroalimentares e de artesanato, Marco Domingues sentiu que faltava haver um local onde as pessoas pudessem encontrar toda a gama do CSS de forma fácil. A pensar nisso, surgiu a ideia de desenvolver uma rede de mercearias solidárias.
“Gostávamos de ajudar as pessoas que se encontram em situação de desemprego em todo o país”. Assistente social de formação, Marco explica como gostava de o fazer: “Qualquer desempregado que tenha acesso ao microcrédito ou que possa receber o subsídio de desemprego por inteiro pode investir na loja, e contar com o nosso apoio ao nível do modelo de negócio, e da rede de contactos.”
Em Castelo Branco é, precisamente, uma pessoa que estava desempregada que vai ficar à frente da loja. Já foram contactados por pessoas de Lisboa, Alcains e Belmonte, alguns querem ajudar a promover os produtos, outros equacionam investir no negócio.
Além de vender os produtos certificados pela EcoGerminar (que pagam cem euros anuais pelo selo), a mercearia também pode vender outros produtos regionais de qualidade.
Qualquer pessoa pode associar-se ao franchising solidário, como lhe chama Marco. De acordo com o voluntário, outra das vantagens do projeto é a recuperação da afetividade, que sempre fez parte do encanto das mercearias.
Mais informações em http://www.css.org.pt/.
Os três círculos do logótipo do CSS simbolizam o comércio, a solidariedade e a sustentabilidade. As cores rústicas representam a terra, a natureza, e a responsabilidade humana na preservação dos recursos.