Os Correios vão lançar amanhã, dia 20, no seu edifício do Parque das Nações, pelas 17h30 e debaixo do olhar atento da primeira-dama, Maria Cavaco Silva, uma edição de selos com cinco novos desenhos, numa coleção intitulada “Comunicar a Cores”.
Ao todo, serão postos a circular 1,5 milhões de selos com o código de identificação de cores para daltónicos – o ColorADD -, criado pelo designer português Miguel Veiga, de 42 anos.
O selo vermelho terá o valor de 0,32 cêntimos e poderá ser usado para correio nacional. O azul destina-se a correio urgente (correio azul) e custará 0,47 cêntimos. O amarelo servirá para a Europa, por 0,68 cêntimos. Outras duas cores, preto (0,80 cêntimos) e branco (um euro)poderão ser usadas para correio fora da Europa.
Foram precisamente estas cinco as cores-base do projeto desenvolvido por Miguel Veiga que as associou a um símbolo gráfico, permitindo a sua identificação por parte dos daltónicos. Com o projeto ColorADD, o criativo português ficou entre os finalistas do Prémio Nacional de Empreendedorismo de 2009 – o START – e conseguiu apoio financeiro do IAPMEI, ao abrigo do Programa FINICIA.
Os selos em questão terão sete ou oito anos de vida útil e viajarão pelo mundo inteiro, divulgando a mensagem de que a cor deve ser para todos. Até ao momento, o Hospital de S. João (Porto), os sapatos Dkode, a estação de metro de Santo Ovídio (Gaia) e uma edição de lápis de cor da empresa Viarco já utilizam esta designação universal e inclusiva, que pode ainda ser adotada na sinalética dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.