-
CONHEÇA OS PROJETOS
Parte das receitas de banca, 50 cêntimos por revista, da edição especial VISÃO Solidária, publicada no passado dia 24 de novembro,será entregue a um projeto de intervenção social dirigido por uma IPSS. E nós contámos com os leitores para escolher esse projeto.
Com a ajuda da SIC Esperança (IPSS do grupo Impresa, a que pertence a nossa revista) e do Montepio Geral, que patrocinou esta iniciativa VISÃO Solidária, foi feita uma pré-seleção: os dez projetos aqui listados e ordenados por ordem alfabética das respetivas entidades gestoras. Coube depois aos nossos leitores votar naquele que consideraram mais relevante. A votação decorreu no site da VISÃO às 16h de 9 de dezembro. Os resultados serão publicados na revista de dia 15 de dezembro.
Os projetos propostos pelo Montepio e SIC Esperança
Projeto 1: Construção de uma cozinha comunitária industrial, para dar resposta ao aumento significativo dos pedidos de ajuda. ANAP – Associação Nacional de Ajuda aos Pobres, IPSS do Porto, que conta com 7 anos de existência, tendo como principais destinatários todos os que se encontrem numa situação extrema de carência económica.
Projeto 2: Combate à Violência Financeira Contra Pessoas Idosas visa a divulgação dos direitos dos idosos, prevenindo-os e dando-lhes apoio e acompanhamento psicológico. APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, IPSS fundada em 1990 que tem como objetivo promover e contribuir para a informação, proteção e apoio aos cidadãos vítimas de infrações penais, em particular os mais carenciados.
Projeto 3: Levar a intervenção musical a mais hospitais, conferindo a este projeto âmbito nacional. Associação Portuguesa de Música nos Hospitais e Instituições de Solidariedade, fundada em 2006 pela dra. Ana Jorge, e é um projeto de Intervenção Musical, único e inovador, com a perspetiva de humanizar contextos de cuidados de Saúde.
Projeto 4: Aquisição de equipamentos para a criação de uma sala snoezelen. Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer, constituída em 1988, em Lisboa, com o objetivo de apoiar indivíduos com a Doença de Alzheimer, seus familiares e cuidadores formais.
Projeto 5: Portugal + Feliz foi criado para apoiar as famílias mais carenciadas e vulneráveis à crise, procurando soluções para cada elemento da família, integradas com os problemas que afetam o agregado no seu todo, através da cobertura de áreas como a alimentação, apoio financeiro, competências pessoais e sociais, integração escolar e/ou profissional, saúde e outras. Cruz Vermelha Portuguesa, fundada em 1865, é uma ONGD que conta com 174 delegações locais e que procura ajudar as pessoas vulneráveis, sejam quem forem e onde quer que estejam, com o objetivo de proteger as suas vidas, saúde e dignidade.
Projeto 6: Em Família para Crescer está vocacionado para a prevenção, apoio e acompanhamento de crianças, jovens e suas famílias, em situação de risco social, tendo como objetivo o desenvolvimento de competências pessoais, sociais, escolares e profissionais dos jovens, visando a inclusão social pela mudança de comportamentos e atitudes. IAC – Instituto de Apoio à Criança, IPSS fundada em 1983 e que visa apoiar e divulgar o trabalho de todos os que se preocupam com a procura de novas respostas para os problemas da infância em Portugal, assumindo-se como promotor e defensor dos Direitos da Criança junto da comunidade em geral.
Projeto 7: Rastreio do Cancro da Mama, reforço da prevenção, das ações de sensibilização e da realização de rastreios por todo o país. Liga Portuguesa Contra o Cancro, ONG que visa promover a prevenção primária e secundária do cancro, o apoio social e a humanização da assistência ao doente oncológico e a formação e investigação em oncologia.
Projeto 8: Aquisição de equipamentos dirigidos a crianças inadaptadas, para melhorar níveis e inovar estratégias de intervenção. NECI – Núcleo de Educação da Criança Inadaptada, instituição de Lagos, de referência na área da deficiência, e a única resposta existente em termos de intervenção precoce.
Projeto 9: Requalificação do parque infantil, que se encontra desajustado e não corresponde às normas de segurança. Obra Social e Cultural Sílvia e Cardoso, fundada em 1921, em Paços de Ferreira, que tem como missão a promoção social e cultural desta região.
Projeto 10: Observatório da Luta Contra a Pobreza na Cidade de Lisboa, tem como objetivo contribuir para o conhecimento da realidade sócio económica da cidade e dar respostas concretas a problemas de combate à exclusão social e à pobreza. EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza Portugal, ONGD de âmbito nacional, constituída em 1991, e que tem como missão defender os direitos humanos fundamentais e garantir que todos tenham condições necessários ao exercício da cidadania e a uma vida digna, promovendo a luta contra a pobreza e a exclusão social e o trabalho em rede, envolvendo toda a sociedade civil.