Com história original de Marta Pais Oliveira e música inédita de Bruno Pernadas, o Circo de Natal promete encantar miúdos e graúdos com um espetáculo único, irrepressível e surpreendente.
Para a edição de 2025, o Coliseu desafiou a escritora Marta Pais Oliveira, distinguida com o Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís, a criar uma narrativa centrada na figura mítica do apresentador de circo, mestre de cerimónias e guardião do encanto do circo tradicional.
Este ano, o Coliseu convidou o aclamado compositor e guitarrista Bruno Pernadas, descrito pelo jornal brasileiro Globo como “o mais bem guardado segredo da música portuguesa”. A sua criatividade e versatilidade permitiram a criação de uma banda sonora que acompanha, com precisão e emoção, cada momento do espetáculo.
No centro da arena, o público vai conhecer Cícero, a voz que apresenta cada número e conduz as emoções dos espetadores com humor e brilho. Ao seu lado estará a sua Mãe, personagem essencial nesta nova história. Juntos, conduzem uma verdadeira ode a este espetáculo milenar, capaz de maravilhar as crianças e fazer renascer nos adultos a capacidade de sonhar.
O protagonismo do circo pertence sempre aos seus artistas, e esta edição traz números de tirar o fôlego, com grande virtuosismo e emoção: Contorcionismos de elasticidade impressionante ( Angra Contortion), a desafiante barra russa (Pushing Forte),uma hipnotizante espiral aérea (Martina Machluk), a precisão e força da roda Cyr ( Carolin Liesegang), manipulação de um cubo de grandes dimensões (Marcin Janiak), o arrepio do voo em clowdswing( kyle Fowler), a beleza da acrobacia em tecidos aéreos (Margo e Marta), e claro, a alegria contagiante dos palhaços (Adolfo e Arys).
Desde 1941, o Circo do Coliseu Porto Ageas é um evento incontornável do calendário natalício da cidade. A estreia está marcada para 12 de dezembro, às 21h00, com várias sessões até 4 de janeiro.