A depressão Herminia está a atravessar Portugal neste domingo, com vários avisos emitidos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) de situações meteorológicas de risco moderado a elevado (laranja) e de risco extremo (vermelho) a afetarem 12 distritos de Portugal continental.
Todas as regiões que apresentam casos de risco extremo devem-no à agitação marítima, que “será forte na costa ocidental”, pelo menos, até terça-feira, 28, com as ondas a poderem atingir os 14 metros de altura máxima. Os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Porto e Viana do Castelo são os que se encontram sob aviso vermelho por causa das condições do mar, enquanto os de Beja, Faro, Leiria, Lisboa e Setúbal “estão” a laranja pelo mesmo motivo.
Já a chuva cairá de norte a sul nas próximas horas, mas a “precipitação persistente, por vezes forte”, far-se-á sentir com maior intensidade nos cinco distritos referidos e ainda em Viseu e Vila Real, neste último acompanhada de trovoada. Estes sete distritos estão sob aviso laranja para precipitação: Braga, Viana do Castelo e Vila Real entre as 15 horas e a meia-noite deste domingo, o Porto entre as 18 horas e as três da madrugada, Aveiro e Viseu entre as 21 horas e as três da madrugada e, por fim, Coimbra entre a meia-noite e as seis da manhã de segunda-feira.
Segundo o IPMA, há ainda previsão de queda de neve na Serra da Estrela, assim como “nas serras do extremo Norte” acima dos 600 a 800 metros de altitude, a partir de segunda-feira e até à manhã de terça.