O Instituto da Segurança Social (ISS) anunciou esta sexta-feira que “reativou a funcionalidade de registo e alteração de IBAN na Segurança Social Direta, após a suspensão temporária do serviço”, pode ler-se num comunicado publicado no site do ISS.
O serviço estava suspenso desde o início de outubro, na sequência de burlas relacionadas com a plataforma que levaram “à inibição e bloqueio da inserção/alteração de IBAN”. No início do mês, o Instituto confirmou à agência Lusa a ocorrência de cerca de 90 situações de burla relacionadas com a alteração de IBAN na Segurança Social Direta, estimando um impacto de 60 mil euros.
Novamente ativo desde sexta-feira, o instituto – liderado por Octávio de Oliveira – diz ter implementado “novas soluções que reforçam a segurança no processo de inserção ou alteração de IBAN”, de forma a “garantir maior proteção e segurança aos beneficiários”, lê-se.
O ISS recomenda agora aos beneficiários que confirmem se o IBAN registado se encontra correto.
Como garantir que o seu IBAN está correto
Para alterar ou registar o IBAN na Segurança Social Direta, os utilizadores devem aceder ao seu perfil e, no menu, selecionar a opção “conta bancária”, onde podem proceder à alteração ou registo do seu número. Depois, será ainda necessário inserir um comprovativo de titularidade da conta e aguardar pela validação do IBAN pelos serviços competentes. “O IBAN não ficará imediatamente válido. O titular será notificado na área ‘Mensagens’ da Segurança Social Direta após validação do processo por parte dos serviços da Segurança Social”, explica o comunicado.
Esta é uma “solução provisória, enquanto não está disponível solução de conferência da titularidade da conta”, refere o instituto.
As burlas em nome de institutos públicos como a Segurança Social ou a Autoridade Tributária têm sido recorrentes. Há aproximadamente uma semana, foi divulgada uma lista com milhares de dados de acesso ao Portal das Finanças. Também a AMA – Agência para a Modernização Administrativa – foi alvo de um ciberataque recente que provocou um “impacto substancial ao nível dos serviços suportados por esta entidade, tais como a Autenticação.Gov e o Gov.ID”.