Um novo estudo publicado na revista científica Behavioural Processes concluiu que os gatos possuem 276 expressões faciais diferentes que utilizam para comunicar com outros felinos e humanos. A equipa de investigadores, liderados pelo Centro Médico da Universidade do Kansas, analisou 186 momentos de interação entre 53 gatos domésticos adultos e humanos num “Cat Cafe” na Califórnia – um café onde os clientes podem interagir e adotar a espécie de felinos.
A partir da análise de 194 minutos de gravações em vídeo recolhidos no café, os cientistas foram capazes de identificar 26 movimentos musculares faciais únicos nos gatos – incluindo a dilatação das pupilas, pestanejar, lamber o nariz e diferentes posições das orelhas e bigodes – utilizados pelos felinos para produzir 276 expressões faciais distintas.
Das expressões faciais registadas cerca de 45% foram consideradas expressões amigáveis e 37% expressões agressivas. Já as restantes 18% de expressões mostraram-se pouco claras, representando uma mistura entre ambas as anteriores. “Utilizando sistemas de codificação da ação facial concebidos para gatos, comparámos a complexidade e a composição dos sinais faciais produzidos em contextos afiliativos e não afiliativos. Para medir a complexidade, examinamos o número e os tipos de movimentos musculares faciais observados em cada sinal”, pode ler-se no estudo.
Embora ainda não se saiba exatamente a mensagem que os gatos passam uns aos outros com estas expressões, os cientistas encontraram alguns padrões gerais nas suas comunicações. Por exemplo, os investigadores concluíram que durante interações amigáveis os gatos tendem a mover as suas orelhas e bigodes em direção a outros felinos ou pessoas. O contrário acontece em interações mais agressivas, com os gatos a afastarem-se do outro.
Atualmente existem vários estudos sobre os movimentos faciais de vários mamíferos – incluindo humanos, cães e chimpanzés – contudo, investigações sobre a forma de comunicação dos gatos são escassas. Em comparação aos 26 movimentos musculares faciais únicos mostrados pelos gatos, os humanos possuem cerca de 44 movimentos faciais e os cães 27 – não sendo o número total de expressões conhecido.
De acordo com a investigação, algumas destas expressões não se destinam apenas à comunicação entre os mesmos mas são também o resultado da evolução da domesticação dos gatos pelos humanos. Os cientistas esperam agora que as novas descobertas possam facilitar o processo de adoção dos gatos bem como ajudar os donos destes animais de estimação a compreender melhor os seus animais. “Os nossos resultados indicam que a domesticação teve provavelmente um impacto significativo no desenvolvimento de repertórios de sinalização facial intraespecíficos nos gatos”, pode ler-se nas conclusões do estudo.