Depois de vários aumentos registados desde o passado mês de maio, os preços da gasolina e do gasóleo deverão cair de forma significativa na próxima semana. O gasóleo simples deverá descer quatro cêntimos por litro, e a gasolina poderá apresentar uma redução ainda maior, de seis cêntimos por litro, já a partir de segunda-feira, dia 9.
Caso estes valores se confirmem, o preço médio do gasóleo nos postos de abastecimento nacionais cairá para 1,742 euros por litro, alcançando o valor mais baixo desde 11 de setembro, e o da gasolina 95 para 1,793 euros por litro, o mais baixo desde 31 de julho – de acordo com os dados apurados pela Direção Geral de Energia que refletem as medidas de alívio fiscal do Governo destinadas a mitigar a subida dos combustíveis.
Na origem desta descida está a quebra nas cotações do petróleo no mercado internacional, assim como dos produtos refinados, pressionados por novas previsões que apontam para uma descida da procura motivada pelas perspetivas de retração da economia global. O petróleo Brent do Mar do Norte perdeu praticamente 12% na semana que agora termina, situando-se perto dos 84 dólares por barril, depois de ter registado valores superiores a 95 dólares no final de setembro.