A perda de um animal de estimação é sempre um momento de dor. A sua vida é, muitas vezes, demasiado curta, mas uma artesã tenta fazer com que a sua memória seja quase eterna. Através da página Woolever Friend, a criadora, conhecida apenas por Tina, recria, em quadros, os animais de estimação dos clientes, 100% feitos à mão, usando lã natural da Austrália para dar o efeito 3D.
“O próprio material de lã é derivado da vida e tem uma sensação de temperatura, então a escultura de lã é quente e amigável, assim como os nossos animais de estimação”, explica na página oficial da Woolever Friend.
@my_woolever_friend Making a portrait for a boy called Scrappy. Tabby is always the most time consuming to make but turned out beautifully❤️ #petsoftiktok #artistsoftiktok ♬ original sound – smokinaftereat
Nas redes sociais, principalmente no TikTok, a artesã afirma que não se trata apenas de arte, mas de estar atenta aos pormenores, destacar os detalhes e, principalmente, ouvir as histórias dos clientes. “Ao fazer feltro de lã, também recolhemos os sentimentos e histórias comoventes entre o animal de estimação e o seu dono e tentamos representá-las em cada trabalho, para que as pessoas possam sentir o amor”.
O processo de criação é longo: entre a preparação de materiais e a execução, para uma recriação mais pequena são precisas cerca de 10 horas, mas as peças maiores podem levar até 40 horas para serem criadas. O tempo estimado de entrega do produto é, por isso, entre dois a seis meses depois da encomenda.
A artesã dá ainda a oportunidade de que pelos, cinzas, bigodes e dentes reais possam também fazer parte do retrato do animal de estimação.
@my_woolever_friend #petportrait #dogoftiktok #artistsoftiktok ♬ original sound – Mywooleverfriend
Este tipo de trabalhos não é consensual, e isso percebe-se nos comentários nas redes sociais. No TikTok, principalmente, os vídeos da Woolever Friend têm sempre comentários como: ‘Isto é tão assustador’, ‘Isto é absolutamente horrível’ e ‘Meu Deus, vou ter pesadelos com isso’. Por outro lado, há quem se interesse tanto que conta a sua história com o seu animal de estimação nos comentários.