Hira Ahmad tem 28 anos e sofre de Síndrome de Bruck, uma doença rara (estima-se que existam apenas cerca de 50 casos em todo o mundo) em que a fragilidade óssea é extrema e que inclui, entre outras caraterísticas, contraturas articulares progressivas. No início deste ano, fez história em Londres, ao dar à luz uma bebé, Dua: acredita-se que foi o primeiro nascimento do mundo de uma mãe com esta condição.
Quase um ano depois, Ahmad decidiu partilhar a sua história, não apenas porque as pessoas duvidavam de que a jovem conseguisse vir a ter um filho, mas também como forma de inspirar outras mulheres com deficiências físicas que sonham com a maternidade. “Aconteça o que acontecer, não percam a esperança”, refere, em declarações à agência de notícias Associated Press.
A jovem entrou em trabalho de parto inesperadamente com 36 semanas, mas Dua nasceu sem complicações no St George’s Hospital, em Londres, a 29 de janeiro de 2022. Antes de realizar o parto por cesariana com anestesia geral, a equipa de médicos fez uma simulação da operação para garantir a total segurança de Ahmad, inclusivamente como a jovem se devia posicionar de forma a evitar partir algum osso.
Também foram realizados exames diagnósticos genéticos fetais para verificar se Dua herdaria da mãe a Síndrome de Bruck, mas com resultado negativo.
Durante o seu crescimento, Ahmad, que é agente de seguros em Wandsworth, Londres, partia ossos com tanta facilidade que ia para o hospital de três em três meses, conta. Agora com uma filha, explica que “segurar um bebé minúsculo e empurrar-se numa cadeira de rodas de um quarto para o outro” foi uma tarefa muito “difícil”.
“Tenho de ter a ajuda do meu marido ou da minha mãe, que estão sempre à minha volta para eu poder atender às necessidades dela”, afirma. Mas todo o caminho tem valido a pena, acredita. “Quero que a minha bebé explique às pessoas que a mãe é uma pessoa com Síndrome de Bruck e que anda sempre de cadeira de rodas, tem ossos frágeis, mas mesmo assim conseguiu dar-me à luz da maneira mais segura”, refere Ahmad.