Depois da Impresa, no início do ano, a Cofina poderá ter sido alvo de pirataria informática, durante a madrugada deste domingo. O grupo que detém títulos como os jornais Correio da Manhã, Record e Jornal de Negócios, a revista Sábado e a estação televisiva CMTV, entre outros, tem as páginas de internet dos vários meios inativas desde ontem à noite.
Numa mensagem divulgada no Twitter, o Correio da Manhã informa que o site está em baixo “por motivos técnicos”, sem avançar mais detalhes, mas fonte da Cofina adiantou à VISÃO que existe a suspeita de se tratar de um ataque informático, embora ainda sem confirmação absoluta. Uma vez que os servidores do grupo estão alojados na NOS, segundo a mesma fonte, prevalece a esperança de não resultarem daqui grandes danos para a empresa de comunicação social. De acordo com o jornal Observador, a Polícia Judiciária está a investigar o caso.
Entretanto, o grupo de hackers Lapsus$ Group, responsável pelo ataque aos meios da Impresa no início de janeiro, partilhou na sua conta na rede social Telegram a publicação do Correio da Manhã no Twitter, mas não reivindicou qualquer ataque, como fez desde a primeira hora com a SIC e o Expresso. Os técnicos da Cofina estão a tentar perceber melhor a verdadeira dimensão do problema e a sua causa.