A competição indicada para os amantes da vida selvagem já vai na 57º edição e algumas das fotografias candidatas ao prémio de Wildlife Photographer of the Year 2021, nomeadamente as mais recomendadas de cada categoria, foram divulgadas.
Este ano, houve um número recorde de inscritos e as imagens vencedoras, juntamente com os dois vencedores do grande prémio, serão anunciados durante uma cerimónia online, transmitida ao vivo a partir famoso Hintze Hall do Museu de História Natural de Londres, na noite 12 de outubro.
“Foi a qualidade geral das inscrições que nos apanhou de surpresa”, afirmou Roz Kidman Cox, presidente do painel de jurados, num comunicado à imprensa. “Com a maioria dos planos de viagem cancelados no ano passado, os fotógrafos parecem ter gastado mais tempo a considerar que fotografias enviar. O resultado é uma coleção de imagens instigantes e que, nestes tempos sombrios, nos lembram da alegria e maravilha da natureza”.
Através de critérios como criatividade, originalidade e excelência técnica os especialistas selecionaram as fotografias candidatas ao prémio entre 50 mil inscrições de fotógrafos espalhados por todo o mundo. Desde as mais pequenas criaturas marinhas até aos efeitos desastrosos das alterações climáticas, estes são alguns dos temas que os artistas procuraram transmitir através das suas lentes.
“A exposição inspiradora deste ano moverá e capacitará o público a defender o mundo natural”, disse Doug Gurr, diretor do Museu de História Natural, num comunicado.
As fotografias vencedoras estarão expostas a partir de 15 de outubro até 5 de junho de 2022, no Museu de História Natural de Londres.