A menina sempre foi “atraída pela música” porque a sua família sempre foi ligada à música. Em junho do ano passado – 2020 -, começou a ter aulas virtuais para “passar o tempo” no confinamento causado pela pandemia de Covid-19, e, rapidamente se tornou boa. “Foi uma tentativa de mantê-la entretida dentro de casa. Ela começou a praticar aos poucos e fiquei surpreso com a rapidez com que ela aprendeu. Achei incrível”, confessa o pai, Tao Xie, em entrevista ao New York Post.
A professora, Felicia Feng Zhang, que trabalhou com a menina durante meses, descreveu a jovem como uma criança prodígio, salientando as suas capacidades como um “dom raro.” “Pelas aulas, observei que ela tem uma mente curiosa e adora aprender. Chamamos a isso paixão”, acrescentou.
“Eu disse, ‘agora podes tocar com a mão direita D maior, mão esquerda C maior, mão direita G menor’… E aí ela fez boom boom boom, todos os diferentes movimentos. Isso é muito… para alguém com 3 anos de idade [na altura] é realmente espantoso”, descreveu Zhang, que, há cerca de seis meses, partilhou um vídeo da aluna no Instagram.
Depois de rapidamente ter aprendido a ler partituras e a seguir pistas, Zhang decidiu inscrever Brigitte em competições, de forma a aproveitar melhor as suas capacidades. Na primavera, participou no Concurso Internacional de Música de Elite – que apresenta jovens pianistas, instrumentistas, vocalistas, e pequenas orquestras de câmara -, tornando-se a pessoa mais jovem a vencê-lo.
A mãe da menina, Nicole Sun, que também toca piano, ficou “profundamente comovida” quando viu a filha a atuar pela primeira vez, conforme contou ao memso jornal.
A vitória no concurso conseguiu-lhe um lugar no Carnegie Hall, como parte do Concurso Internacional de Talentos de Música Protégé Americano, em novembro de 2022 (depois de dois adiamentos), e vai ser a primeira vez que toca perante uma audiência ao vivo.
De acordo com um porta-voz do Carnegie Hall, entrevistado pela Fox News via e-mail, embora não esteja claro se Brigitte é a mais jovem a apresentar-se no palco, a menina está certamente “entre as mais jovens”.