São 180 dias a contar da data da última inoculação da dose de vacina contra a Covid-19 e depois desse dia é fácil renovar o documento.
Nos últimos dias várias pessoas receberam uma mensagem de alerta no seu telemóvel, enviado pelo número 2424, com o seguinte texto: “Covid-19: O selo do seu certificado de vacinação expirou. Para obter um novo certificado aceda a app SNS 24 ou Portal SNS 24.”
Atenção que esta validade não está relacionada com a validação total do documento 14 dias após a toma da última dose de vacina contra a Covid-19. São prazos diferentes e existem por razões distintas.
Com o sistema de certificação digital a funcionar desde dia 1 de julho, há pouco mais de um mês, a validade existe por razões de segurança do selo e não de contabilidade para alcançar a imunidade e assim a máxima proteção, mas é uma “situação inaceitável”, considera Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, em declarações à RTP. “Não é possível que o certificado de vacinação, neste momento, tenha um prazo de validade de seis meses, quando ainda não foi definido qual é o prazo de validade das vacinas que estamos a fazer”, acrescenta o médico urologista.
Todas as pessoas devem renovar o seu certificado digital assim que recebam a mensagem de alerta e segundo esclarecimentos dados pelos Serviços Partilhados do Ministérios da Saúde é um processo simples. “Para proceder à renovação do certificado, basta solicitar um novo através da aplicação SNS 24 ou do portal SNS 24 em sns24.gov.pt. Todos os que consultaram o seu certificado na app ou no portal desde o dia 21 de julho obtiveram, automaticamente, um certificado com a validade de 180 dias a contar da data dessa consulta.”