Os nova-iorquinos poderão ganhar até 5 milhões de dólares (4,1 milhões de euros) só por serem vacinados. “Vax & Scratch” (Vacina e raspa) é o nome da iniciativa, que, a partir de segunda-feira, 24, irá dar aos vacinados contra a Covid-19, em 10 dos principais locais de vacinação da cidade, uma raspadinha, que custa 20 dólares (16 euros). Além do grande prémio há outros 12 prémios, que começam nos 20 dólares.
A medida foi anunciada esta semana por Andrew Cuomo, governador de Nova Iorque. “Todos sabemos que a vacinação é uma peça vital do puzzle necessário para acabar com a Covid-19. Estamos a fazer todos os possíveis para tornar a vacinação tão rápida e fácil quanto possível, mas as taxas de vacinação estão a diminuir, vamos ter de começar a ser criativos para pôr mais vacinas nos braços das pessoas”, disse num comunicado de imprensa.
Também o Governador de Maryland, Larry Hogan, anunciou, na quinta-feira, 20, que iria realizar uma lotaria para os vacinados contra a Covid-19, com prémios de 40 mil dólares (33 mil euros). Os sorteios serão realizados a partir de terça-feira, 25, até 4 de julho. Ao todo, será dado um total de 2 milhões de dólares (1,6 milhões de euros) e serão premiados 41 residentes maiores de idade.
“Saiam e sejam vacinados, protejam-se a vocês, à vossa família, amigos e companheiros de Maryland. E se precisarem de mais uma boa razão, então saiam e sejam vacinados pela oportunidade de ganhar uma parte dos 2 milhões de dólares. Então lembrem-se: levem a vossa vacina por uma oportunidade de ganhar”, disse Hogan.
Estas iniciativas seguem o exemplo do Ohio, que também está a levar a cabo uma lotaria que irá oferecer a cinco vacinados contra a Covid-19, com mais de 18 anos, um prémio de 1 milhão de dólares (821 mil euros). O estado do centro-oeste distingue-se, no entanto, dos restantes por também ter um incentivo para os mais novos. Aos vacinados entre os 12 e os 17 é oferecida a possibilidade de ganhar uma das cinco bolsas de estudo com tudo incluído em duas universidades do Ohio. Chamada de “Vax-a-Million”, a iniciativa tem sido um sucesso, fazendo a taxa de vacinação do estado subir, desde que foi anunciada na semana passada.
Vários são os estados que também têm apostado noutras formas criativas de chamar os residentes às vacinas. Em Nova Jérsia, os vacinados, com mais de 21 anos, recebem uma cerveja grátis depois da primeira dose. Já no Alabama foi oferecido tantos aos vacinados como às pessoas que fizessem um teste à Covid-19 a oportunidade de conduzir no Talladega Superspeedway, o complexo automobilístico, conhecido por ser o mais rápido do mundo.
Nos Estados Unidos, Joe Biden quer vacinar, com pelo menos uma dose, 70% dos adultos até 4 de junho. No entanto, após os níveis recorde que se verificaram no início, o número de vacinados tem vindo a diminuir.