Milhares de pessoas juntaram-se esta manhã na Praia do Norte, na Nazaré. Ignorando as medidas de segurança impostas devido à Covid-19, os amantes de surf foram-se reunindo nas falésias para assistirem ao Canhão da Nazaré.
No mar, surfistas de todo o mundo tentam bater novos recordes, sendo que as previsões para esta quinta-feira indicam que elas podem atingir entre os quatro e os cinco metros.
A protecção civil, os bombeiros e a polícia marítima estão no local, como se pode ver nas imagens, mas o distanciamento físico não está a ser cumprido e há pessoas que não estão a usar máscara.
Devido ao ajuntamento excessivo, esta manhã, a Câmara e a Capitania da Nazaré decidiram cortar o acesso pedonal à estrada do Farol, para garantir condições de segurança, informou à Lusa o comandante do Porto da Nazaré, Zeferino Henriques.
O facto de se tratar de um concentração espontânea de milhares de pessoas e não um evento programado e com regras específicas torna ainda mais importante apelar à responsabilidade de cada um, para que se cumpram todas as normas de segurança.
Na tarde desta quarta-feira, vários surfistas de todo o mundo já tinham estado no mar a “experimentar” o Canhão da Nazaré. As ondas gigantes na praia da Nazaré antecedem o período de espera para o campeonato de ondas grandes, previsto para o próximo mês de novembro.
com Lusa