Tal como vários milhões de pessoas que utilizam o TikTok, Ana, de 19 anos rendeu-se à plataforma e decidiu começar a criar os curtos vídeos característicos da aplicação. Mas a jovem não imaginava que os seus cinco minutos de fama lhe custariam o trabalho.
A jovem achou que seria uma boa ideia partilhar com os entusiastas da cadeia de restaurantes algumas dicas de pedidos a realizar de modo a obter descontos e de ter acesso a itens “secretos”.
No dia 22 de julho, Ana demonstrou como pedir um chá que, quando adicionado um topping de manga, ficava idêntico a uma bebida existente no menu que era mais cara.
Entusiasmada com a popularidade que o vídeo tinha alcançado, começou a planear mais dicas para divulgar. Porém, antes que pudesse fazê-lo, começou a receber ameaças de outros funcionários do restaurante e de superiores e, pouco tempo depois, recebeu uma chamada do seu chefe a dizer que iria ter de devolver a sua farda e despedir-se do trabalho.
Em entrevista à Insider, revelou que o seu chefe não disse explicitamente que a razão por detrás do seu despedimento tinha sido o vídeo do TikTok que havia publicado e justicou que a decisão a removerem da equipa partiu do facto de, alegadamentem não demonstrar o melhor interesse pela empresa.
“Pessoalmente, não acredito que seja justo que funcionários sejam despedidos por causa de vídeos que se tornaram virais”, disse a ex-trabalhadora da Chick-fil-A. “Tenho a certeza de que fiz um monte de publicidade gratuita. Não devia ter sido despedida”.
Vídeos com conselhos e recomendações para pedidos em restaurantes são bastantes populares na plataforma. Certas empresas divulgam nas suas contas oficiais dicas de menus secretos para aperfeiçoar os pedidos, mas outras preferem manter em segredo esses truques.