Um homem de 73 anos foi detido este domingo, 16, na localidade de Bouça, em Mirandela, pelo crime de fraude sobre mercadorias. O homem “publicitava a venda de um produto para prevenir e curar as pessoas contra várias doenças, entre elas [a que é provocada pelo] vírus SARS-CoV-2”, conforme se lê no post da GNR no Facebook.
O tenente-coronel Paulo Azevedo, do gabinete de Relações Públicas do comando de Bragança da GNR, disse à VISÃO que o produto que o homem estaria a vender foi para análise e que ainda não se sabe o que continha, mas era feito de forma artesanal.
A detenção não foi planeada. “O homem estava na feira a vender o produto, chamou-nos à atenção, e como era uma situação ilegal, procedemos à detenção do indivíduo porque é claramente uma tentativa de enganar as pessoas com aquele produto”, disse o tenente Azevedo.
Segundo a GNR, o produto estava a ser vendido a dez euros cada, tendo sido aprendidas 38 garrafas plásticas com diferentes quantidades de líquido, várias dezenas de panfletos publicitários e a bancada de venda na feira.
O tenente refere ainda que o suspeito já tinha três encomendas mas não sabe precisar se alguém tinha adquirido o produto. O homem, que já tinha estado a publicitar o seu produto noutras feiras, foi constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Mirandela.