A pandemia Covid-19 continua a paralisar setores importantes da economia. O turismo é um deles. Depois dos governos terem aconselhado os cidadãos a permanecerem em casa e as companhias aéreas cancelado milhares de voos, o setor hoteleiro não tardou em sentir o efeito desta crise. No entanto, há já hotéis que procuram inverter esta tendência. É o caso do Le Bijou, uma empresa suíça de hotéis de luxo, que disponibilizou aos hóspedes um pacote que convida a uma quarentena requintada.
O pacote chama-se “Covid-19 Service” e oferece a quem fica alojado uma estada personalizada com serviços que não estão habitualmente disponíveis neste tipo de reservas. A começar, o hotel disponibiliza um check-in e check-out automáticos, assim como serviços médicos no quarto 24 horas por dia que serão prestados por profissionais de saúde de uma clínica privada, a Double Check. Todos esses tratamentos podem ser adquiridos separadamente, tendo em conta as necessidades dos hóspedes: o teste para o novo coronavírus está disponível por 462,52 euros. Já os cuidados de enfermagem 24 horas por dia ficam por 4440 euros.
Além disso, o hotel disponibiliza também um serviço de entrega de comida no quarto e refeições preparadas por um chefe de cozinha único por cada reserva. De fora estão os habituais serviços de limpeza diários. A administração da empresa adianta que estas tarefas passam apenas a estar asseguradas antes e depois da saída dos hospedes. O hotel acrescenta ainda que todas as equipas de limpeza são obrigadas a usar máscaras e luvas durante as tarefas de higienização dos quartos, seguindo as medidas aprovadas pelo governo suíço.
Desde que o novo pacote foi partilhado na página de Facebook da empresa, o número de reservas não tem parado de aumentar. A administração confessa que o número de visitas que recebem diariamente no site do hotel cresceu de forma muito positiva.
Apesar disso, o Le Bijou aconselha todas as pessoas que testem positivo a não procurar os serviços do hotel, uma vez que, para estes casos, as autoridades de saúde recomendam o isolamento total em casa.
No entanto, esta iniciativa não está só. Também na Ásia, vários hotéis estão neste momento a promover pacotes de quarentena com taxas reduzidas para estadas de 14 dias – inclui serviço de quartos e transporte especial para idas ao hospital em caso de necessidade. Mais abaixo, na Austrália, o Novotel Sydney Brighton Beach, é outro exemplo. Este hotel está a oferecer um pacote de quarentena profilática “Home Away From Home” em quartos com varanda virada para Sydney ou para a Botany Bay.