As mulheres portuguesas continuam a desempenhar mais tarefas domésticas que os homens.
Segundo o estudo da Eurostat “A vida das mulheres e dos homens na Europa – um retrato estatístico,“realizado no ano passado, existe uma maior percentagem de mulheres do que de homens a fazer tarefas domésticas, cozinhar e cuidar dos filhos diariamente, tanto em Portugal como em todos os Estados Membros da União Europeia.
Em Portugal, apenas 19% dos homens adultos desempenha algum tipo de tarefa doméstica diariamente, em comparação com 78% das mulheres.
Este resultado coloca o país na posição de quarto país europeu mais desigual na distribuição de tarefas domésticas por sexo, relata o estudo.
No que toca a criar e educar os filhos, as diferenças atenuam-se: 99% das mulheres entre os 25 e os 49 anos de idade afirma guardar algum do seu tempo todos os dias para a educação dos filhos, contra 87% dos homens.
Nesta categoria, Portugal encontra-se no terceiro lugar do pódio dos países europeus com menos desigualdade entre sexos, com cada vez mais homens a partilhar esta responsabilidade.
Observando a média de todos os Estados Membros, conclui-se que são as mulheres quem mais trata da lida doméstica na Europa.
A média europeia coloca 79% das mulheres a desempenhar tarefas ou a cozinhar em regime diário, contra apenas 39% dos homens; e 92% das mulheres a cuidar diariamente dos filhos, face a 68% dos homens.
A Suécia é o país em que menos desigualdade entre sexos é observada, tanto na realização de tarefas domésticas (74% – 56%) como na educação dada aos filhos (96% – 90%) – embora continuem a ser as mulheres as que mais se sacrificam.