Esta é daquelas corridas que trazem brindes carregados de englesismos. Ela faz com que os trabalhadores de uma empresa vistam a camisola, de forma literal, se divirtam numa sessão de team building e ainda aproveitem para fazer networking. Quem explica estas vantagens é Lourenço Cardoso de Menezes que, junto com Gonçalo Uva, trouxe a B2Run para Portugal, de forma a “estimular a ligação entre o desporto e as empresas”.
O berço deste evento desportivo está em Munique. Há 13 anos, começaram por conseguir cativar as mesmas três mil pessoas que vão correr esta quinta-feira no Parque das Nações. Hoje, esgotam o estádio olímpico à custa das cerca de 35 mil participações. Entretanto, a coisa foi expandindo-se para outras 34 cidades da Europa. E este ano chegou a Lisboa.
A B2Run é uma corrida com algumas características específicas: desenrola-se sempre à volta de uma arena ou estádio, num final de dia de semana. Nunca pode ser nem muito comprida – para não afastar os mais preguiçosos -, nem fácil ao ponto de desmotivar os mais desportistas. A de esta quinta-feira começará às sete e meia da tarde (as portas abrem às quatro) e acabará, no máximo, uma hora depois, no MEO Arena. Nesse tempo, os corredores percorrerão as ruas planas do Parque das Nações, durante seis quilómetros.
A seguir, já com o ritmo cardíaco normalizado, os 40 euros de inscrição dão direito a uma refeição ligeira, ao som da música da Comercial.
A entrega de prémios também será especial, avisam os organizadores. Além de subirem ao pódio os típicos três primeiros lugares femininos e masculinos, haverá medalhas para os melhores CEOs, departamentos de marketing e de recursos humanos. Não serão esquecidas as empresas mais fit e mais criativa. Depois desta festa desportiva, está provado, o colega do lado vai passar a ser visto com outros olhos.