
Elon Musk e o modelo X da Tesla
© Stephen Lam / Reuters
Quando adquiriu o modelo X da Tesla, Jason Neally nunca pensou que o carro novo lhe pudesse um dia salvar a vida. Mas foi o que aconteceu há dias, depois deste advogado americano ter começado a sentir uma forte pressão na zona do peito, enquanto se dirigia para casa para celebrar o aniversário da filha. Com a pressão a aumentar, selecionou o caminho até ao hospital e ativou o piloto automático antes de telefonar à mulher para ir ter com ele às urgências.
O veículo percorreu os 32 quilómetros sem qualquer outra intervenção do seu único ocupante, que só teve de voltar a pegar no volante para fazer a manobra de estacionamento, segundo relatou à revista Slate. Pelo seu pé, Jason Neally entrou no hospital e foi-lhe diagnosticada uma embolia pulmonar, depois de realizar vários exames. O advogado foi tratado e recebeu alta no mesmo dia.
No passado mês de Junho, um outro modelo da Tesla, o S, teve um acidente que vitimizou o seu condutor quando este utilizava o piloto automático, o que fez disparar as dúvidas sobre a viabilidade desta inovação da marca americana. Em relação ao modelo X, também já foram identificados alguns problemas, a ponto de a companhia de Elon Musk ter chamado para reparação cerca de 2700 veículos. No entanto, o sistema funcionou para Jason Neally e, desta vez, a história teve um final feliz.
Tendo em conta as falhas já noticiadas, o advogado admitiu ter sido irresponsável ao optar por prosseguir em piloto automático em vez de ter encostado à berma e esperado por uma ambulância. Mas por outro lado acrescentou que, se tivesse feito essa escolha, talvez nem tivesse sobrevidido para contar a história.