O seu telemóvel é capaz de detetar e guardar todos os lugares por onde andou. O que parece ser fantástico para as pessoas que se esquecem facilmente por onde andaram ou a rota de uma certa viagem, pode ser assustador para aquelas que se preocupam com a privacidade online.
A Google consegue aceder a esta informação, guardá-la na sua conta e mostrar-lhe na sua Linha Cronológica. Aí pode ver os locais que visitou com o seu telemóvel e a data da visita. Se quiser, pode pedir que esta página o notifique de eventos a acontecer perto dos locais que costuma visitar.
Se utiliza o Android, o serviço de rastreamento fica ativo apenas ao usar o telemóvel. Enquanto no iOS precisa da instalação de uma aplicação – a aplicação da Google – que rastreia a sua localização mesmo que a app não esteja a ser utilizada.
Mas não se preocupe, se não é fã deste tipo de coisas, a Google permite-lhe desligar a localização e apagar todos os dados do rastreamento, ou apenas os que preferir.
Aceda à sua conta Google e desligue o “Histórico de Localizações”, isto irá desligar qualquer dispositivo que o esteja a rastrear. Também tem a opção de apagar um dia, uma localização ou todo o histórico. Se utilizar um iPhone, aceda às Definições e clique em Privacidade. Depois irá encontrar uma opção para serviços de localização, aí irá impedir qualquer aplicação de guardar os seus dados. Deslize até ao fim dessa lista e vai encontrar a definição para os Serviços do Sistema, clique, escolha as Localizações Frequentes e vai encontrar uma lista de todos os lugares que visitou e quantas vezes lá esteve.
A Apple e a Google utilizam estas informações para entenderem melhor a sua rotina e dar-lhe algumas dicas personalizadas. A sua localização nunca é enviada para a Apple, apenas fica guardada no seu iPhone. Na versão da Google, já pode aceder a essa informação através da web e não perderá os dados se trocar de telemóvel.