A página feminista Cherchez La Femme é administrada por um grupo de australianos que pretendem promover ideias acerca de um corpo positivo e de uma aceitação da figura física. Costuma organizar vários debates sobre o tema, mas o próximo – Feminismo e Gordura – viu o seu anúncio no Facebook rejeitado por não respeitar a “política de saúde e fitness” do site.
Para promover o evento, o grupo feminista utilizou uma fotografia de Tess Holliday, uma reconhecida modelo plus-size, em biquini. Parece algo normal, se o Facebook não tivesse confundido o propósito do evento e não banisse a fotografia do anúncio.
“Anúncios como estes não são permitidos uma vez que fazem com que as pessoas se sintam mal consigo mesmas. Em vez disso, recomendamos que utilizem uma imagem de uma atividade relevante, como correr ou andar de bicicleta.”, respondeu um membro da equipa de anúncios da rede social ao grupo, após este ter contestado a decisão. Na mesma resposta, explica-se que a política de saúde e fitness da rede social proíbe os anúncios de mostrar “muffin tops” – gordura sobressaída – ou imagens de pessoas com roupas muito apertadas, ou pessoas a apertar a sua celulite.
Indignadas, três administradoras do grupo, partilharam a resposta na sua página juntamente com um longo texto. “O Facebook ignorou o facto que o nosso evento vai discutir pensamentos positivos acerca do corpo (que vem em todas as formas e tamanhos, mas no caso do nosso evento, corpos gordos), e em vez disso chegaram à conclusão de que queríamos que as mulheres se sentissem mal acerca delas mesmas ao publicar uma imagem de uma modelo plus-size maravilhosa”, escreveram as administradoras. “Precisam de compreender que podemos usar a imagem de uma mulher gorda para promover mulheres felizes”, continuaram.
No entanto, no meio de vários comentários a contestar a atitude do Facebook, há quem defenda que a modelo em questão, Tess Holliday, não promove uma maneira de estar na vida saudável.
Durante o dia de ontem, a equipa de Mark Zuckerberg, pediu desculpas ao grupo e lamentou o sucedido. “A nossa equipa processa milhões de imagens publicitárias por semana, por isso ocasionalmente cometemos erros. A imagem em causa cumpre os requisitos da nossa política de publicidade. Já aprovamos a imagem e pedimos desculpa por qualquer ofensa”, disse um porta-voz Facebook em comunicado.