Dez anos depois, a promessa cumpriu-se. Foram sete anos de obras, com várias interrupções que culminaram com o resgate do projeto pela InfraEstruturas de Portugal (ex-Estradas de Portugal), mas o Túnel do Marão vai abrir ao tráfego ejá este fim-de-semana.
A serra do Marão foi, durante muitos anos, uma espécie de Cabo das Tormentas. Se em 1988, quando o então primeiro-ministro Cavaco Silva inaugurou o IP4, ligando o Porto a Vila Real e, consequentemente a ligação mais rápida a Espanha, se dizia que tinham acabado “as voltinhas do Marão” música do cancioneiro popular de 1950, as “nove horas de viagem” que os Xutos e Pontapés cantavam para ligar “Bragança a Lisboa” também foram ficando desatualizadas.

E se, também nesse ano de 1988 alguém afirmava, antes da inauguração do tal IP4, que “chegou a falar-se no projeto megalómano de um túnel que faria o ‘milagre da queda’ do Marão”, pois bem, esse projeto foi mesmo para a frente, pelas mãos do Governo de José Sócrates, passou pelo de Pedro Passos Coelho e terá inauguração de António Costa.
Esta espécie de Alqueva das autoestradas com as devidas distâncias, já que a primeira decisão sobre o Alqueva aconteceu em 1975, assinada pelo primeiro-ministro Pinheiro de Azevedo, e a inauguração aconteceu em 2004, 29 anos depois é a derradeira obra das décadas do betão. Recorde-se que, em 2007, quando foi feito o concurso público para o Túnel do Marão, o Governo de José Sócrates lançou mais 1023 km de estradas para construir.

Cronologia
2006 – Abril – O Governo de José Sócrates promete fazer uma nova autoestrada para ligar Amarante a Vila Real a fim de servir de alternativa ao IP4 (com elevada taxa de sinistralidade)
2007 – Fevereiro – Lançado o concurso público para a obra “Túnel do Marão”
2008 – Maio – Aprovado o contrato de concessão (por 30 anos) entre o Estado e o consórcio Auto-Estradas do Marão, formado pelas empresas Somague e MSF, em regime de Parceria Público-Privada. O investimento previsto é de €340 milhões
2009 – Junho – Início das obras. Três meses depois, a empresa Águas do Marão interpôs uma providência cautelar
2010 – Junho – Reinício das obras
2011 – Junho – Concessionária suspende as obras por falta de dinheiro. Com €200 milhões já investidos e 60% dos trabalhos realizados
2013 – Julho – A Infraestruturas de Portugal (antiga Estradas de Portugal) “resgata” o projeto, por incumprimento da concessionária, e assume a obra e investe mais €61 milhões (dos €150 milhões previstos, €89 milhões vieram de fundos europeus)
2014 – Fevereiro – O Governo de Pedro Passos Coelho anuncia o lançamento de um concurso internacional para a conclusão da obra
2014 – Novembro – Recomeçam as obras de perfuração do túnel
2015 – Outubro – Realiza-se a última detonação que permitiu a união das duas frentes de obra
2016 – 7 de Maio – Prevista a abertura ao tráfego