A Realidade Virtual é uma tecnologia cada vez mais real. E Portugal está entre os pioneiros nas transmissões em direto de conteúdos nesta tecnologia imersiva. O concerto de celebração dos 20 anos dos The Gift, a decorrer no Meo Arena no próximo dia 19, será transmitido através de Realidade Virtual para todo o mundo. Será a primeira transmissão em direto em Portugal de um espetáculo musical em Realidade Virtual.
Na prática, será como estar em palco no Meo Arena no meio da banda liderada por Sónia Tavares, ou na primeira fila da plateia, podendo escolher qual o ângulo em que prefere ver a transmissão.
Para assistir ao concerto desta forma imersiva será necessário ter um equipamento Samsung de Realidade Virtual, os óculos Gear VR, e um smartphone compatível (Galaxy S6, o Galaxy S6 edge ou Edge +).
A Realidade Virtual teve, nos últimos meses, uma série de novidades que a colocam como a tecnologia a estar atento em 2016. Finalmente, saiu dos laboratórios e das casas de alguns geeks para “descer à rua”, surgindo modelos a preços mais comportáveis. E Portugal tem estado na linha da frente de algumas experiências interessantes em transmissões live. Em 20 de Setembro, o clássico entre o Porto e o Benfica foi transmitido em direto para o mundo em Realidade Virtual também pela Samsung, utilizando um sistema multi-câmara, que contou com câmaras 360 graus colocadas no relvado e bancada. Em Outubro, os fãs de surf de todo o mundo tiveram a oportunidade de serem “transportados” até à praia de Supertubos, em Peniche, para assistirem à etapa do Moche Rip Curl pro, numa parceria da marca com a World Surf League. Agora, com os The Gift, será a vez dos concertos.
Nos conteúdos não live, há uma série de novas experiências igualmente interessantes a acontecer um pouco por todo o mundo. Há cerca de um mês, o New York Times distribuiu nos Estados Unidos mais de 1,3 milhões de óculos low cost de realidade virtual (os Google Card Boards, feitos de papelão dobrável), o que permitiu fazer chegar esta tecnologia imersiva espetacular a muitas famílias norte-americanas. O jornal disponibilizou gratuitamente uma série de experiências, videos e reportagens para serem visualizadas em Realidade Visual, ajudando a dissiminar as potencialidades desta tecnologia.