Não são apenas os turistas que viajam de avião. Os aeroportos são também locais de tráfico de adultos e crianças, pontos de passagem a caminho de trabalhos forçados ou escravidão sexual.
Se o saber nunca ocupa lugar, neste caso pode até ser decisivo na vida de uma das vitimas. Claro que mesmo na presença de alguns destes sinais, não é possível concluir que uma pessoa está, efetivamente, a ser traficada. Em caso de suspeita, não confronte os suspeitos ou tente resgatar as supostas vítimas – alerte os serviços de emergência ou as autoridades do aeroporto.
A CNN pediu a quarto organizações envolvidas na luta contra o tráfico humano que identificassem alguns dos sinais a que qualquer passageiro pode estar atento:
1- Um passageiro que não esteja vestido de acordo com o seu destino de viagem.
Repare se o passageiro tem consigo itens pessoais. As vítimas podem estar menos bem vestidas que os seus restantes companheiros de viagem, ter roupas dotamanho errado ou que não sejam apropriadas para o clima do destino.
2- Tatuagens de códigos de barra, ou com a palavra “Paizinho”.
Muitas pessoas têm o seu corpo tatuado, mas tatuagens de códigos de barras, com referências ao “paizinho” até mesmo com nomes podem ser indicadores, uma vez que os traficantes sentem-se donos das vítimas.
3- Não sabem informações e detalhes sobre a sua viagem.
Os traficantes, normalmente, não divulgam essas informações às suas vítimas, como o destino ou mesmo o tipo de trabalho a que se dirigem.
4- Comunicação por códigos ou contradição na história
Por vezes os traficantes treinam as suas vítimas a dizer certas coisas em público de modo a evitar suspeitas. Um passageiro cuja história pareça inconsistente, pode estar a tentar esconder a verdadeira razão da sua viagem.
5- As vítimas não podem deslocar-se livremente pelo aeroporto ou avião.
Os traficantes tentam a todo o custo vigiar a vítima para que ela não escape ou chegue perto das autoridades para pedir ajuda.
6- As vítimas têm medo de comunicar com as pessoas, adiando a conversa.
O medo e a intimidação são duas ferramentas muito importantes para controlarem as suas vítimas. Os traficantes impedem muitas vezes as vítimas de interagir com os outros passageiros, de forma a impedi-las de levantar suspeitas.
7- Tráfico de crianças
Uma criança que esteja a ser traficada para fins sexuais pode estar vestida de uma forma mais sexualizada, ou apresentando indícios de estar sob influência de drogas ou álcool. A criança pode parecer desnutrida e/ou apresentar sinais de abuso sexual ou físico, como hematomas, cicatrizes ou queimaduras de cigarro.