Muitas pessoas enfrentam ou lidam com o diagnóstico devastador de cancro. Agora, um grupo de cientistas revela que “embora se deva ao facto de termos uma maior esperança de vida, as opções de estilo de vida associadas à obesidade e ao tabagismo, também influenciam”, noticia o jornal inglês Daily Mail.
Na verdade, cerca de um terço dos casos de cancro mais comuns podiam ser evitados através de uma dieta saudável. Ser fisicamente ativo e lutar para manter um peso saudável, são simples atos que podem contrariar os números associados ao cancro.
Um novo guia compilado pelo World Cancer Research Fund, define as mudanças diárias necessárias para evitar a doença. Fazem parte de uma nova campanha de sensibilização “Eu Posso” (em inglês “I Can”) que vai ser lançada na próxima semana e que permite “aos que se inscrevem receber uma dica saudável diariamente, durante 21 dias”, pode ler-se no mesmo jornal.
Estes são sete passos que pode adotar para reduzir o risco de desenvolver doenças cancerígenas.
-
1. Arrume a casa
A atividade física regular – mesmo algo tão simples com as lides domésticas – pode reduzir o risco de cancro. Os cientistas acreditam que ajuda a manter o nível hormonal regulado.
-
2. Abuse na ingestão de cenouras
Não há nada de errado em comer um lanche mas certifique-se que está a comer corretamente porque “ingerir, apenas, 100 calorias a mais por dia pode resultar num aumento de 5 quilos, num ano. Algo preocupante visto que o excesso de peso e a obesidade estão relacionados com 10 tipos de cancro, ao nível do intestino, mama e fígado, por exemplo.
Troque os alimentos calóricos por vegetais crocantes, como cenouras, ou então por uma barra de chocolate abaixo das 100 calorias.
-
3. Coloque o pão branco de lado
Troque o pão branco, massas e arroz por outras variedades integrais, de forma a aumentar a ingestão de fibra. A fibra sacia e é uma importante ajuda para quem quer seguir à risca uma dieta saudável. Além disso, facilita a digestão, reduzindo o risco de cancro no intestino.
Uma fatia média de pão integral contém cerca de 2,5 gramas de fibra em comparação com apenas 1 grama, no caso do pão branco.
-
4. Troque o SAL por ESPECIARIAS
Abusar no sal faz disparar a tensão arterial, mas também contribui para o aumento do risco de cancro no estômago.
Deve reduzir gradualmente o uso do sal e, em seguida, cortar definitavamente este tempero. Em vez disso, use especiarias: como ervas, alhos, limão, pimenta em pó, gengibre, manjericão ou folhas de louro.
-
5. Torne-se vegetariano um vez por semana
Há fortes estudos que indicam que a ingestão de uma grande quantidade de carne vermelha aumenta o risco de vir a desenvolver cancro no intestino. A carne processada, como o bacon e o presunto, também não ajudam – o método de cura, preservação ou adição de conservantes podem originar substâncias cancerígenas.
Por isso, tente ser vegetariano uma vez por semana ou optar por peixe.
-
6. Fique de pé enquanto fala ao telemóvel
Apenas 30 minutos de exercício físico regular pode ajudar a reduzir o risco de desenolver este tipo de doença. Fica em forma, fortalece o sistema imunológico e mantém saudável o sistema digestivo.
E qualquer tipo de atividade é boa: mesmo pequenas coisas como caminhar enquanto conversa ao telefone, utilizar as escadas em vez do elevador ou estacionar o carro um pouco mais longe das lojas.
-
7. Faça caminhadas
Gastamos demasiado tempo a ver televisão, ler ou à frente do computador. Estas atividades sedentárias podem prejudicar gravemente a saúde. Por esta razão, os especialistas recomendam que se façam caminhadas a seguir ao jantar.
Se trocar 30 minutos a ver televisão por uma caminhada, já atingiu o mínimo de atividade física e combate o cancro.