VEJA tAMBÉM:
1. Chá de urtiga
Esta planta selvagem ajuda a reduzir a inflamação e a produção de histamina e é uma das melhores a utilizar em caso de alergias. Depois de apanhada (com luvas, por exemplo), deixe secar as folhas e faça um chá.
2. Chá de gengibre
O gengibre é um poderoso antioxidante é um dos remédios mais eficazes para reduzir a inflamação no trato respiratório causada por alergias. É também muito eficaz em casos de garganta inflamada. Pode fazer um chá de raiz de gengibre e acrescentar um pouco de mel para tornar o sabor mais agradável.
3. Chá de flor de sabugueiro
As flores de sabugueiro podem ajudar a prevenir infeções virais e estimulam o sistema imunológico. Este chá é também eficaz no alívio de tosses. As flores de sabugueiro compram-se secas em lojas de produtos naturais.
4. Groselha-preta (bagas de cassis)
A groselha-preta atua como cortisona natural e também ajudar a aliviar a inflamação e as alergias. É difícil encontrá-las frescas nos hipermercados portugueses, mas pode sempre optar pelas compotas de groselha-preta como complemento de um dos chás anteriores.
5. Mirtilos
São considerados super-antioxidantes mas também têm fortes propriedades anti-inflamatórias pela sua riqueza em antocianinas (o que lhes dá a cor escura). Devem ser consumidos frescos para preservarem o máximo de propriedades.
6. Abacaxi
O abacaxi é rico em bromelina que ajuda na cura de tosses e constipações. A bromelina é uma substância anti-inflamatória eficaz no combate de infeções, pois ajuda o organismo a libertar o muco acumulado durante um processo alérgico.
7. Quercetina
A quercetina é um bioflavonóide que reduz a libertação de histamina no organismo e esta libertação ajuda a controlar o pingo do nariz e a comichão nos olhos. A quercetina está disponível com suplemento (nas lojas de produtos naturais), mas uma das melhores maneiras de a obter é através dos alimentos, em especial nos frutos que têm uma substância branca na casca, tais como laranjas, tangerinas e toranjas, mas também em maçãs, cebolas e vinho tinto.
8. Pycnogenol (extrato de casca de pinheiro)
O pycnogenol, substância presente no extrato de casca de pinheiro, tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e leva à produção pelo organismo de um potente vasodilatador (o óxido nítrico), que ajuda a melhorar a circulação ao dilatar os vasos sanguíneos. O consumo de extrato de casca de pinheiro em forma de suplemento alimentar ajuda à cicatrização das mucosas dos olhos, nariz, boca e pulmões.