Muitas vezes, as atividades de lazer, as tentativas de reduzir os níveis de stress – tais como ir de férias, frequentar aulas de ioga, a prática de um hobby ou até mesmo uma massagem – não são suficientes para nos relaxar. Por duas razões: Porque entramos em stresse ao tentar encaixar essas atividades nas nossas vidas ocupadas (e ter de pagar por elas) e porque os momentos de relaxamento que experimentamos ocasionalmente não transitam para o nosso dia a dia.
Então, como restabelecer-se de forma simples e eficaz, todos os dias? Sente-se na sua cadeira. Afinal de contas, são os pequenos momentos de paz no seu dia a dia que fazem uma grande diferença nos seus níveis de stresse. E siga estes 8 procedimentos para conseguir relaxar, sem sair da sua mesa.
- Olhe pela janela e sonhe acordado – Abstraia-se do trabalho por alguns minutos. Expire e deixe o seu olhar vaguear. Repare no que se passa lá fora. Vai conseguir relaxar o seu corpo se redirecionar a sua mente para longe de pensamentos stressantes. Especialmente divertido é imaginar uma fantasia – romântica, heróica, ou qualquer outra. Sonhar acordado não só relaxa, como ajuda a fomentar a sua criatividade.
- Examine um pequeno objeto, à procura de detalhes – É impressionante como podemos olhar para os mesmos objetos todos os dias, sem ver nada de concreto. Tire um momento para observar algo ao seu alcance e examinar bem os seus detalhes. Explore as nuances de cores, texturas, sombras, o design. Descubra os aspetos ocultos do seu agrafador, da sua caneta favorita, o retrato na sua mesa. A sua mente redireciona-se para uma aventura às micro-paisagens que estão ao seu redor.
- Toque no seu corpo, dos pés para a cabeça – use os nós dos dedos para tocar suavemente o seu corpo e concentre a sua atenção nas sensações. Use as pontas dos dedos para tocar suavemente no seu rosto. Ao redirecionar a sua atenção para as sensações físicas, perceberá que os seus pensamentos diminuem. É uma forma de ajudar a aliviar o stress e de revitalizar a sua energia.
- Desenhe – pegue em papel e caneta e impulsione o seu lado criativo. Dê uma pausa ao lado esquerdo do seu cérebro e desperte o lado direito. Ao afastarmos a nossa atenção das atividades que temos a fazer, enquanto rabiscamos, o nosso “sistema de atenção” descontrai. Descanse o lado esquerdo do seu cérebro e estimule a sua criatividade.
- Feche os olhos e escute – Ouça os sons ao seu redor. Isole o seu sentido auditivo e permita-se reparar e identificar cada som que ouve. Um cão que ladra, um carro que buzina, uma fotocopiadora, colegas que conversam, a chuva que cai, etc. Retarde a espiral de pensamentos stressantes, concentrando-se no momento presente. Ao estar ciente da sua audição, aclara a sua mente e faz com que “reinicie” o sistema.
- Imagine-se numas fantásticas férias – Imagine um destino fabuloso que sempre quis visitar ou relembre uma viagem passada que já fez. Lembre-se de pormenores, imagine a temperatura, os pontos turísticos, os sons, os cheiros. Observe como o seu corpo responde aos pensamentos agradáveis e relaxantes, como se estivesse realmente naquele lugar.
- Respire – A sua respiração pode funcionar como um spa portátil. Inspire durante 4 segundos, segure a respiração até contar 7 e expire pela boca ao 8º segundo, como se respirasse para dentro de um canudo. Este método de respiração, com o dobro da duração é particularmente relaxante.
- Feche os olhos e analise o seu corpo – Começe pelo topo da sua cabeça e continue para baixo, fazendo lentamente um check-in do seu corpo. Imagine um calor a espalhar-se pelo seu corpo, desde o pescoço até aos pés. Use esses momentos para se “reencontrar” com o seu corpo e libertar qualquer tensão interior.