As boas maneiras têm a mesma importância quer esteja a enviar um email através do seu smartphone ou do computador. O mais recente estudo sobre os hábitos dos norte-americanos concluiu que quase 63% dos emails eram abertos em smartphones ou tablets, contra os 37% abertos num computador. É tempo, portanto, de cuidar da educação nas suas comunicações móveis por email, profissionais ou pessoais. Segue-se uma lista de sete regras, compiladas pelo site Mashable, para o ajudar:
1 – Avaliar se o smartphone é mesmo o melhor meio
Para responder a uma proposta de emprego ou transmitir uma ideia clara a um ciente, talvez o melhor seja mesmo esperar pela oportunidade de usar o computador. Se o assunto não pode esperar, envie uma resposta breve só a informar que recebeu o email e que responderá assim que possível.
2 – Simplicidade
A auto-correção pode ser um problema, já se sabe, e uma fonte de embaraços. Além disso, escrever no telemóvel pode ser bastante demorado. Por isso, mantenha os seus emails enviados pelo smartphone breves e diretos. Se tem mesmo muito a dizer, espere até chegar ao pé do computador.
3 – Assunto e cumprimentos
Só porque está a enviar um email através de um telemóvel, não significa que possa ignorar as regras gerais de etiqueta: Nem emails sem “Assunto”, nem só com “Assunto”. E sobretudo se a sua relação com o destinário for formal, não se esqueça da saudação inicial e dos cumprimentos de despedida.
4 – Limpe os links
É muito mais fácil limpar URLs longos num computador do que num telemóvel. Mas pode recorrer a aplicações para esse efeito, como a Bit.ly, para evitar enviar links com duas linhas.
5 – Verificar, verificar
Se esta é uma regra básica para qualquer email/mensagem, assume ainda mais relevância nas comunicações escritas através do telefone, devido à maior probabilidade de enganos (e à auto-correção, claro).
6 – Mude a assinatura
Acredite, mais vale não ter assinatura nenhuma do que o “enviado do meu iPhone”, que aparece por defeito. É muito fácil de retirar e de substituir, por exemplo, pelo seu nome, contacto e, se for caso disso, empresa.
7 – Evite linguagem de SMS
Resista à tentação: um email não é uma mensagem escrita. Escrever como se fosse faz parecer quem o envia muito pouco profissional.