VEJA O VÍDEO:
Em menos de 24 horas, o vídeo original foi visto mais de 5 milhões de vezes. Mas, para Shoshana Roberts, 24 anos, filmada por um amigo ao longo de uma caminhada de 10 horas pelas ruas de Nova Iorque, o sucesso online está a representar mais do que fama súbita.
“As ameaças de violação indicam que pusemos o dedo na ferida”, comenta a diretora da Hollaback!, a organização que aproveitou o vídeo para lançar uma campanha sobre o assédio nas ruas. Segundo Emily May, o YouTube tem estado a apagar as ameaças, depois de receber várias denúncias.
Ao longo das 10 horas a andar por Nova Iorque, a jovem recebeu 108 comentários – “Então, linda?”, “Olá, querida”, “Sorri”, “Devias agradecer” – são apenas alguns exemplos, a que se junta o caso de um dos homens que chegou mesmo a caminhar a seu lado ao longo de cinco minuto ininterruptos: “Não queres falar? É por eu ser feio?”, repetiu várias vezes. Outros piscaram o olho, assobiaram ou fizeram gestos e sons inapropriados.
A caminhada foi filmada a partir de uma câmara oculta da mochila do amigo Rob Bliss, que andava à sua frente, enquanto o som foi gravado com recurso a dois microfones que Shoshana escondia na mão.