Um stalker é um perseguidor que importuna insistentemente a vida de outra pessoa, muitas vezes de forma violenta. A palavra deriva do verbo inglês to stalk e consiste na vigilância exacerbada que uma pessoa exerce sobre outra, muitas vezes forçando contactos indesejados.
Apesar de nem sempre haver um motivo, além da obsessão, um stalker, ou seja, o obcecado, pode ter o intuito de amedrontar a sua vítima. De acordo com um estudo realizado pela investigadora Célia Ferreira, da Universidade do Minho, quase dois milhões de portugueses já foram vítimas de comportamentos de perseguição, ameaças, controlo e vigilância. Normalmente a vítima é mulher e jovem, entre os 16 e os 29 anos. O stalker é, na maioria das vezes, alguém próximo ou conhecido da vítima.
Os comportamentos do perseguidor podem consistir em ações rotineiras e aparentemente inofensivas, como oferecer presentes, enviar mensagens escritas e telefonar repetidamente. No Facebook existe a página Vítimas de Stalking
Veja as FOTOS e conheça casos de figuras públicas, nacionais e internacionais, que foram vítimas de perseguição doentia.