Captada a 7 de outubro, a imagem mostra uma lateral da sonda, juntamente com uma das suas asas a energia solar, com o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, que tem uma velocidade estimada em 775 metros por segundo, em fundo.
O objetivo da missão da Rosetta é conhecer a origem do sistema solar através dos elementos constituintes dos cometas.
A Agência Espacial Europeia (ESA) pretende saber se os cometas possuem as bases moleculares orgânicas – como a molécula H2O, responsável pela existência de água na Terra – fundamentais à existência de vida, e porque é que os cometas, ao contrário dos planetas, “não evoluíram desde o começo do Universo”.
A sonda Rosetta foi lançada em 2 de março de 2004, percorreu mais de 6 milhões de quilómetros, passou uma vez por Marte e três vezes pela Terra durante os mais de 10 anos de missão.
A partir do centro de operações de Darmstadt, em Alemanha, os técnicos da ESA “acordaram” a Rosetta a 20 de janeiro de 2014, para estar “em posição de encontrar-se com o cometa” e lançar um módulo de aterragem.
A missão da `Rosetta` – o nome da pedra basilar na compreensão dos hieróglifos, a escrita iconográfica do Egito antigo -, deverá estar concluída até dezembro de 2015.