1. Não desviar o olhar do telemóvel enquanto faz um pedido
Olhar para o telemóvel, em vez de olhar diretamente para o empregado que o está a servir, é, no mínimo, desrespeitoso.
2. Caminhar no lado errado da rua…
Quanto mais populosa uma cidade, maior este problema. Em Nova York, por exemplo, onde muitos se recusam a caminhar pela direta, são frequentes as confusões e embates.
3. … ou em grupo
É compreensível que goste de andar junto dos seus amigos, mas ocupar todo o espaço do passeio não só não é agradável para outros como está a “pôr-se a jeito” para um encontrão.
4. Não segurar a porta à pessoa que vem atrás de si
Ninguém lhe pede que fique o dia todo a segurar a porta para as pessoas passarem, apenas que tenha a gentileza de o fazer à pessoa que vem mesmo atrás de si.
5. Desobedecer à regra da alternância
Não congestione o trânsito. Se, perante um afunilamento, como no caso da ponte de 25 de Abril depois da praça das portagens, passar um carro de cada lado, todos ganham tempo.
6. Usar os transportes públicos como se fossem seus
Andar nos transportes públicos não é o mesmo de andar no seu carro: existem regras não escritas que devem ser cumpridas, como não utilizar o assento ao seu lado para pousar a mala; não se sentar de pernas abertas; não ter cuidado com os pés; pô-los em cima dos bancos; falar ao telemóvel aos gritos…
7. Atender o telemóvel dizendo “O quê?”
Mesmo que conheça a pessoa que está do outro lado, esta não é a forma mais elegante de atender o telefone
8. Falta de higiene nos WCs públicos
Trate as casas de banho públicas como se fossem as da sua casa.
9. Gorjetas? O que é isso?
Às vezes até pode custar, mas recorde que, em muitos serviços, as gorjetas são uma parte significativa do rendimento dos funcionários.
10. Cortar as unhas em público
Não corte as unhas em público. Nem use fio dental. Não é preciso mais explicações…
11. Comportar-se nas livrarias públicas como se estivesse em casa
É verdade que se deve sentir à vontade e disfrutar do que as livrarias e cafés têm para lhe oferecer, mas existem limites. Não precisa de ler os livros todos. Nem de ler as revistas todas enquanto bebe o café, acabando por não comprar nenhuma.
12. Tirar fotografias a estranhos e ridicularizá-los online
Já todos nos cruzámos com figuras caricatas, mas precisa de lhes tirar uma fotografia e de as expôr ao mundo? Não. Para além de ser etica e moralmente incorreto, é, também, ilegal.