Os escritórios em open space, ou seja, com estruturas abertas, ou subdivididos em cubículos, podem ser os piores quando se trata do bem-estar e produtividade dos funcionários.
“O pensamento comum é que os funcionários serão mais felizes e mais produtivos se trabalharem juntos, em vez de separados por paredes de escritório reais. Só que não são!” esclarece um membro da Fast Company, uma imprensa que inspira a nova geração de líderes, inovadores e criativos, que estão a reinventar ativamente o futuro dos negócios. “A grande maioria dos trabalhadores, presos em cubículos e espaços de escritórios abertos, estão insatisfeitos com os seus ambientes de trabalho; muito mais do que as pessoas que trabalham diariamente em escritórios privados fechados.”
Aqui ficam cinco formas de como o trabalho, num escritório pode estar a prejudicar a sua saúde e felicidade:
1 – Escritórios abertos não são rentáveis
Em 2011, vários estudos examinaram os efeitos dos diferentes tipos de ambientes de escritório e descobriram que os escritórios abertos, embora tendam a promover um espírito de inovação e de uma missão coletiva, podem ter um impacto negativo sobre os trabalhadores, quando se trata de concentração, produtividade, criatividade e satisfação no trabalho. Os funcionários que trabalham em open space podem ter altos níveis de stress e menos motivação.
2 – O ambiente pode aumentar os níveis de stress
Uma investigação recente mostrou que 42% dos trabalhadores norte-americanos deixaram o emprego, devido a um ambiente excessivamente stressante. O mesmo estudo também concluiu que 61% dos trabalhadores norte-americanos acreditam que o stress no trabalho potencia gravemente o aparecimento de doenças. Outro estudo também constatou que os trabalhadores que foram expostos a níveis de ruído de um escritório aberto, durante três horas, tinham níveis mais altos de adrenalina, que é uma resposta do corpo ao stress.
3 – Mais susceptível a ficar doente
Um em cada quatro funcionários nos EUA vai trabalhar doente, de acordo com um estudo recente realizado pela NSF International, e particularmente num ambiente de escritório aberto é fácil perceber como a transmissão é rápida. A má qualidade do ar também pode contribuir para a doença. O ar dentro de um edifício, por vezes, pode ser até 100 vezes mais poluído do que o ar exterior.
4- Espaços barulhentos matam a concentração
Com os telefones a tocar, os colegas a conversar, a teclar, a andarem de um lado para o outro, os open space são notoriamente mais barulhentos e perturbadores, sendo que os níveis de som podem ter um impacto significativo sobre o bem-estar do trabalhador.
Distracções relacionadas com o ruído nos escritórios abertos são o “inimigo do foco”, afirmou Diane Hoskins, co-presidente executiva da empresa de arquitectura Gensler, acrescentando que “é tempo significativo que está a ser perdido. “
5 – O sedentarismo aumenta o risco de doença
Passar os dias sentado à frente do computador, leva a um estilo de vida sedentário, que faz com que tenhamos maior risco de diabetes, problemas cardiovasculares e de visão, para além das dores nas costas e de cabeça.