O mundo das dores de cabeça é mais complexo do que parece e engana-se quem pensa que são todas iguais. Existem vários tipos e com causas distintas, sendo necessário identificá-las para as combater. Fique a saber como as reconhecer e que alimentos ingerir.
Enxaqueca
É aquela dor, quase sempre forte, que ataca somente um lado da cabeça, causando náuseas, sensibilidade à luz e impedindo que, por vezes, pequenas ações do dia-a-dia sejam concretizadas. A melhor solução para as prevenir é ingerir riboflavina, mais conhecida por vitamina B2. Esta melhora o desempenho do cérebro e ajuda a manter a energia das células musculares. Consumir diariamente 401 mg de alimentos ricos em vitamina B2 pode reduzir até 48 por cento a probabilidade de ter enxaquecas. Espargos, cogumelos e quinoa são os melhores alimentos para manter as enxaquecas bem longe.
Hormonal
Tal como as enxaquecas, também as dores de cabeça hormonais se apoderam apenas de uma zona da cabeça. A sua origem está no estrogénio, daí que as mulheres acabem por sofrer mais deste tipo de dor de cabeça do que os homens. Aqui, a melhor arma são os alimentos ricos em magnésio. Embora presente em quase todos, os mais eficazes para combater este tipo de dor de cabeça são os espinafres, as hortaliças, a batata-doce, as bananas e as sementes de girassol.
Tensão
Este tipo de dor de cabeça caracteriza-se pela sensação de ter uma faixa apertada na cabeça, tendo-se a impressão de que a estão a espremer. Está normalmente associada ao stress, podendo ser provocada pela tensão dos músculos do pescoço. Para lutar contra este tipo de dor é essencial ingerir alimentos ricos na coenzima Q10, um poderoso antioxidante responsável pela produção de energia no nosso corpo e auxiliar na proteção dos vasos sanguíneos. Ingerir 101 mg três vezes por dia é suficiente para impedir que esta dor assegure um lugar na sua cabeça. Para isso, opte por ovos, atum ou cavala, brócolos e couve-flor.
Gripe ou resfriado
A dor de cabeça é muitas vezes um dos primeiros sinais de que vem aí uma gripe ou uma constipação. Isto acontece porque quando ficamos doentes o corpo começa, desde logo, a perder sais essenciais e água, causando desidratação. Para evitar que isso aconteça tenha sempre à mão alimentos ricos em água, normalmente frutas. Uvas, melancia, melão, abacaxi ou morangos devem entrar pelo menos numa das principais refeições do dia.
Chás
A planta ligústica é usada há séculos pelos chineses. O segredo para afastar as enxaquecas mais terríveis é ingerir, diariamente, uma dose de 350 a 499 mg desta planta, o equivalente a duas ou três chávenas de chá. Embora não seja muito conhecida, a ligústica pode ser encontrada, por exemplo, em ervanárias. Outro grande antídoto contra as dores de cabeça, também usado pelos chineses, há milhares de anos é o gengibre, que funciona como um anti-inflamatório. Para fazer chá de gengibre deve cortar a raiz e fervê-lo durante dez minutos.
Uma outra opção para prevenir dores de cabeça é ferver cinco ameixas secas em quatro copos de água, juntamente com uma colher de sopa de chá verde e duas colheres de sopa de hortelã. Depois de dez minutos está pronto a beber. Três chávenas por dia são suficientes.