A acreditar na correção das respostas de algumas participantes em concursos de beleza, Confúcio foi… quem inventou a confusão (além de ser um dos “chineses japoneses mais antigo”. E para ajudar os norte-americanos a identificar o próprio país num mapa, nada como focar a educação em ajudar a África do Sul ou o Iraque. Mas estes são casos antigos (vídeos em baixo). O mais recente foi no último domingo, na noite da eleição da Miss EUA, numa cerimónia que decorreu em Las Vegas.
A Miss Utah, Marissa Powell, 21 anos, que acabaria por ficar em terceiro lugar, e vencer na categoria de fotogenia, teve de responder a uma questão sobre os salários das mulheres.
“Um estudo recente mostra que em 40% das famílias norte-americanas com filhos, as mulheres são a principal fonte de rendimento, mas continuam a ganhar menos que os homens. O que é que isto diz sobre a sociedade”, perguntou-lhe um dos elementos do júri.
“Acho que podemos relacionar isto com a educação e como continuamos a tentar … [pausa e sorriso incómodo] descobrir como criar emprego, esse é o maior problema”, começou por responder a jovem, antes de prosseguir: “E acho que, sobretudo, os homens são…. vistos como os líderes disto e por isso precisamos descobrir como criar uma educação melhor para resolver este problema”.
“Confúcio inventou a confusão”
Porque é que um quinto dos americanos não sabe localizar os EUA num mapa?