SAIBA MAIS
-
Conheça os protagonistas da luta para salvar Safira (vídeos)
-
Veja aqui Grande Reportagem, SIC / VISÃO
Este é um caso único em Portugal. Pela primeira vez, uma família contestou o tratamento de uma criança com quimioterapia. Desafiaram médicos e tribunais, seguindo uma terapêutica alternativa, fora do País.
A VISÃO publicou na semana passada toda a história da luta para salvar Safira, uma Grande Reportagem que foi também emitida na SIC, no domingo, 30.
Ao longo da semana quisemos ouvir a opinião dos leitores e dar-lhes a possibilidade de fazerem perguntas à família desta menina, que tinha apenas 4 anos quando lhe detectaram um raro tumor renal. Hoje, Gabriel Mateus, o pai de Safira, responde a todas as questões, de viva voz.
A palavra aos leitores
A maioria dos e-mails recebidos em visaocidadao@impresa.pt pretendia felicitar os pais, solidarizar-se com o seu percurso e desejar muita saúde para a Safira.
Muitas mensagens foram enviadas por familiares de pessoas com cancro, que se sentem desamparados e queriam partilhar as suas histórias com a família de Safira. A todos, os pais tentarão escrever algumas linhas de conforto, nos próximos dias.
Muitos leitores solicitaram também os contactos dos médicos que acompanharam a menina, em Inglaterra e na Alemanha. Apesar de não ser usual facilitarmos esse tipo de informação, encaminhamos aqui todos os interessados para os sites destas clínicas médicas internacionais:
Dove Clinic, Dr. Julian Kenyon
Intitute for Tumour Therapy, Dr. Thomas Nesselhut
Por fim, multiplicaram-se as questões sobre a alimentação seguida pela menina. Sobre esse assunto, o pai esclarece esta “é utilizada como um instrumento terapêutico complementar para o processo de tratamento da Safira e não representa por si só um tratamento”.
Safira não segue um regime pré-definido, é Gabriel quem recolhe informações de várias fontes e, no final, faz um “cozinhado”. De qualquer forma, a sua base de trabalho assenta em dois livros, publicados em Portugal:
Alimentos Contra o Cancro, de Richard Béliveau (Ed. Guerra e Paz)
Anticancro, de David Servan-Schreiber (Ed. Caderno)