A 21ª edição do maior torneio português atinge a sua terceira década de existência com algumas alterações ao figurino actual.
O quadro principal de singulares homens passa de 32 para 28 jogadores e a mediática zona dos patrocinadores muda de local.
O “Sponsors Village” do Estoril Open, zona onde os patrocinadores promovem diversas actividades promocionais ao longo dos nove dias do evento, desloca-se para a nave de campos cobertos do Jamor. O restaurante situa-se nesta área, entre os dois espaços haverá courts de treino, tendo os convidados uma panorâmica privilegiada da preparação dos craques. A reconfiguração desta zona do Estádio Nacional, forçada por via das circunstâncias, irá afastar os convidados dos patrocinadores do “Court Central” e condicionar o trânsito na via situada mesmo em frente da porta principal do Complexo de Ténis.
Fun Center a pensar na família
Para os mais ou menos jovens, o Fun Center promete bons momentos de laser. A zona inclui um palco de espectáculos com um ecrã gigante, um edifício para restauração com pizzas, gelados e bebidas. A “Avenida das Palmeiras” continua a receber stands de patrocinadores. Existe ainda um espaço de baby-sitting para que os pais possam deixar os filhos mais novos.
Os favoritos e os portugueses:
Roger Federer volta a ter como principal rival Ivan Ljubicic, o vencedor da última edição do torneio Masters 1000 de Indian Wells.
Nas senhoras, destaque para a presença da chinesa Li Na, numa lista de atletas inscritas onde encontramos Melinda Czink, Maddalena Rybarikova, Ekaterina, Sybille Bammer, e, claro, a portuguesa Michelle Brito (actualmente na posição 113º do WTA – tour mundial feminino de ténis). Referência, ainda, para Cirstea Sorana que tem um treinador português e que tem treinado no nosso país ao longo dos últimos há 15 dias.
Depois de Frederico Gil e Michelle Brito, o actual número 1 nacional, Rui Machado, é o terceiro “convidado” português. Será a quinta presença consecutiva de Rui Machado no quadro principal masculino do Estoril Open. Existem outros tenistas portugueses em prova mas têm primeiro de superar a fase de qualificação para atingir o quadro principal.