O choque entre as duas embarcações, que transportavam pescadores desportivos, aconteceu por volta das 6h00, quando existia muito nevoeiro no local.
As primeiras informações davam conta também de uma pessoa desaparecida e vários feridos, mas as autoridades já desmentiram esses dados.
“Foi no cruzamento do bico de pedra que um dos barcos boca-aberta, que transportam pessoas para a pesca, albarroou a outra embarcação, que afundou, provocando três mortos”, disse à agência Lusa o comandante João Naia, dos Bombeiros Novos de Aveiro, atribuindo o embate “à falta de visibilidade”.
Uma das embarcações seguia apenas com o condutor, marinheiro, enquanto a outra, que foi albarroada, transportava cerca de 10 pessoas, a maioria pescadores da região do Porto que seguiam para os molhes.
Uma das três vítimas mortais é uma criança de 8 anos, filha do proprietário da empresa que faz a ligação entre São Jacinto e os molhes.
“É o primeiro caso com vítimas mortais”, frisou João Naia, recordando que “já houve situações do género, mas das quais só resultaram danos para as embarcações”.