O telescópio espacial Spitzer detectou os restos de um choque entre dois recém-formados planetas em redor de uma estrela, denominada HD 172555, situada a cerca de 100 anos-luz da Terra. A colisão ocorreu há alguns milhares de anos, ainda na época da formação dos planetas.
Segundo o Laboratório de Propulsão a Jacto (JPL) da Nasa, um dos planetas era do tamanho da Lua e o outro semelhante a Mercúrio. O impacto desintegrou o planeta do tamanho da Lua, numa colisão tão violenta que vaporizou as suas rochas e lançou para o espaço enormes torrentes de lava.
Os dados recolhidos pelo telecopio espacial Spitzer indicam que os dois planetas deviam ter chocado um contra o outro quando se deslocavam. Ambos, a uma velocidade de 10 quilómetros por segundo (cerca de 30 000 km/hora).
Os astrónomos dizem que foi um acontecimento deste tipo que originou a formação da nossa Lua: pensa-se que um corpo do tamanho do planeta Marte terá chocado contra a Terra, num período compreendido entre os 30 e os 100 milhões de anos após a formação do Sol, que tem, actualmente, 4,5 mil milhões de anos de idade. Segundo esta teoria, os destroços provocados por essa colisão foram atirados para o espaço, acabando depois por se juntar e formar a Lua.
CLIQUE PARA VER: