“A Restaurant Week tem como objectivo a democratização do acesso à restauração de qualidade”, explicou à Lusa o responsável pelo projecto em Portugal, José Borralho.
À democratização da cozinha de qualidade e consequente conquista de novos clientes, associa-se um lado solidário.
De cada refeição vendida, um euro reverte para a causa social Mulheres de Vermelho, uma iniciativa da Fundação Portuguesa de Cardiologia, e para o projecto de solidariedade SIC Esperança.
“Associamos assim a gastronomia a solidariedade. A maioria dos restaurantes envolvidos têm frequentemente gestos solidários, que não são conhecidos do grande público”, disse José Borralho.
A Restaurant Week, conceito que nasceu há 16 anos em Nova Iorque é, segundo José Borralho, “uma vitamina energética para o sector da restauração em todo o mundo”.
“Os restaurantes que participam na iniciativa – em mais de cem cidades de todo o mundo – têm um aumento de vendas de cerca de 70 por cento durante aqueles dias”, referiu o responsável, acrescentando que cerca de 80 por cento dos aderentes são novos clientes.
“São pessoas que passam depois a ir aos restaurantes em ocasiões especiais”, disse.
Justificar os preços praticados no resto do ano é outro dos objectivos da iniciativa.
“Queremos mudar a percepção das pessoas em relação a este tipo de restaurantes. Ao mostrar a qualidade dou a perceber o preço que pratico”, referiu José Borralho.
Os chefes dos 25 restaurantes que participam na Lisboa Restaurant Week elaboraram “menus de preços baixos que mantêm a qualidade de sempre”.
Cada restaurante decidiu o menu disponível, pelo qual cobra 19 euros, “cabe ao cliente suportar mais um euro, para dividir entre a SIC Esperança e a Fundação Portuguesa de Cardiologia”.
O menu é constituído por entrada, prato principal e sobremesa, de fora ficam as bebidas.
“Em alguns restaurantes os clientes irão pagar cerca de 20 por cento do preço habitualmente praticado”, salientou José Borralho.
O responsável aconselha a que os clientes marquem lugar no restaurante que escolherem, para não correrem o risco de não terem mesa.
Entre as opções estão o Eleven, Olivier Café, Varanda (Hotel Ritz), Gemelli, Bocca e Faz Figura, a lista completa está disponível em www.lisboa-restaurantweek.com.
A iniciativa, que decorre de quinta-feira até 31 de Maio, será para “repetir anualmente”.
“Queremos chegar a duas edições por ano, tal como acontece em Nova Iorque, São Paulo e Londres”, contou.
José Borralho revelou ainda que pretende organizar uma Restaurant Week no Porto ainda este ano.