Ruben Noé Coronado Jimenez, que nasceu Estefânia, confirmou a gravidez de seis semanas e disse esperar o nascimento dos gémeos, em Setembro.
Em declarações aos jornalistas ao lado da actual companheira, Esperanza Ruiz, 43 anos, explicou que decidiu engravidar apesar de estar a avançar com um processo de alteração do sexo.
“Queria ser pai e a minha mulher não podia. A decisão acabou por se tomar assim”, afirmou Ruben, que ainda conserva os órgãos sexuais femininos, o que permitiu a inseminação artificial.
“De acordo com a nova legislação vou começar o processo administrativo este mês para mudar o meu género para homem”, disse.
O processo de inseminação foi realizado numa clínica privada espanhola e o parto deverá ser feito por cesariana.
Em Junho passado, o transexual norte-americano Thomas Beatie, que nasceu Tracy e mudou legalmente de sexo em 1998 mantendo os órgãos sexuais femininos, teve uma filha, gerada por inseminação artificial.
Beatie, de 34 anos, que vive com Nancy, 46 anos, anunciou em Novembro passado que engravidou novamente, prevendo-se o parto para Junho, de acordo com a cadeia de televisão norte-americana ABC.