Já são conhecidos os nomes dos seis novos secretários de Estado que, esta quarta-feira, vão tomar posse juntamente com João Galamba e Marina Gonçalves, novos ministros das Infraestruturas e Habitação, respetivamente. A lista escolhida por António Costa foi publicada, esta manhã, na página oficial da Presidência da República. A cerimónia de tomada de posse está agendada para as 18h00, no Palácio de Belém.
O investigador e docente universitário Frederico Francisco, 34 anos, será o novo secretário de Estado das Infraestruturas, substituindo no cargo Hugo Santos Mendes, o único membro do governo que ter conhecimento do processo de indemnização de 500 mil euros pago pela TAP a Alexandra Reis. Mestre em Engenharia Aeroespacial pelo Instituto Superior Técnico e doutorado em Física, Frederico Francisco exerceu funções como adjunto do ministro Pedro Nuno Santos, acompanhando, desde 2019, as políticas para o transporte ferroviário, participando na elaboração do Plano Ferroviário Nacional.
Já o economista Pedro Sousa Rodrigues, 48 anos, assessor do conselho de administração da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), substitui Alexandra Reis como secretário de Estado do Tesouro.
No novo Ministério da Habitação, a engenheira civil Fernanda Rodrigues, 60 anos, vai desempenhar as funções de secretária de Estado da Habitação. Licenciada em Engenharia Civil pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Fernanda Rodrigues tem doutoramento em Engenharia Civil pela Universidade de Aveiro e é docente no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, desde outubro de 2001.
Em substituição de João Galamba – que sobe a ministro –, Hugo Pires, vice-presidente do grupo parlamentar do PS, assume o cargo de secretário de Estado do Ambiente. Licenciado em arquitetura pela Universidade Lusíada do Porto, Hugo Pires, 43 anos, foi vereador na Câmara Municipal de Braga entre 2009 e 2013, responsável pelos pelouros do Urbanismo, Reabilitação Urbana, Proteção Civil e Juventude. É deputado do PS desde 2015 e no Parlamento foi coordenador do grupo de trabalho que aprovou a Lei de Bases da Habitação. É vice-presidente da bancada socialista desde 2019.
A economista Ana Cláudia Gouveia, 40 anos, será a nova secretária de Estado da Energia e do Clima (pasta também anteriormente tutelada por Galamba). Doutorada em economia pela Nova School of Business and Economics, passou pelo Banco de Portugal (entre 2004 e 2008) e no Banco Central Europeu (até 2014), antes de se aproximar do governo. Em 2015, trabalhou no Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia, liderando a equipa de Análise de Conjuntura Económica. Em 2019, tornou-se assessora económica no gabinete do primeiro-ministro.
Por último, Carla Alves, 52 anos, tomará posse como nova secretária de Estado da Agricultura, substituindo Rui Martinho – que sai por motivos de saúde. Atual diretora regional de Agricultura e Pescas do Norte, Faz parte do quadro técnico da Câmara Municipal de Vinhais desde 2000.