Paulo Mota Pinto foi eleito líder da bancada parlamentar do PSD, com 71 votos a favor, dois brancos e dois nulos. Dois deputados sociais-democratas faltaram à votação.
Eleito pelo círculo de Leiria, o jurista e professor universitário apresentou-se como candidato único ao cargo – substituindo o deputado Adão Silva, que foi recentemente eleito vice-presidente da Assembleia da República. André Coelho Lima, Catarina Rocha Ferreira, Fátima Ramos, Hugo Carvalho, Paula Cardoso, Paulo Rios de Oliveira e Ricardo Baptista Leite foram eleitos vice-presidentes da bancada social-democrata.
Em declarações ao jornalistas, após confirmada o resultado da votação, Paulo Mota Pinto recusou adiantar se vai colocar o lugar à disposição, depois das eleições para a presidência do partido, considerando que “a questão é, neste momento, prematura”.
O antigo juiz do Tribunal Constitucional recordou que “a eleição [para líder da bancada parlamentar] é para duas sessões legislativas e rejeitou fazer mais comentários sobre o processo eleitoral do PSD – em que, recorde-se, para já, apenas Luís Montenegro formalizou a corrida ao cargo –, confirmando somente que “não vai manifestar apoio a nenhum candidato” que se apresente nas eleições agendadas para 28 de maio.