Na verdade não pode saber porque não há nenhuma forma de avaliar as competências dos cidadãos no uso das estatísticas. Ou melhor, não havia. O Social Data Lab, um laboratório português de análise e produção de dados, desenvolveu um novo indicador para avaliar a capacidade dos europeus no uso e compreensão das estatísticas. No trabalho participou Maria João Valente Rosa, diretora da Pordata e membro do European Statistical Advisory Comitee. Baseado num inquérito simples, o Índice de Literacia Estatística é apresentado esta quinta-feira, 20, numa conferência europeia que se realiza em Budapeste, na Hungria.
O que lhe propomos agora é que avalie o seu domínio da estatística realizando o teste. Depois compare o seu resultado com os dados nacionais que apresentamos de seguida.
Preencha o questionário
Compare aqui os seus resultados
Através de um inquérito realizado pela GFK-Metris, a 1200 pessoas com mais de 18 anos residentes em Portugal, obteve-se uma média nacional para o Índice de Literacia Estatística. Confira aqui se o seu resultado está (ou não) alinhado com a média nacional
