Há uma profissão que está a crescer, em Portugal, e é no setor estatal: a de inspetor. O mais recente concurso, anunciado ontem, dia 23, procura pelo menos 80 novos inspetores da Autoridade para as Condições do Trabalho.
Coube ao ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, dar a conhecer as intenções de contratação do empregador Estado. O anúncio foi feito na Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, na Assembleia da República.
Entre os requisitos gerais de admissão costumam estar as seguintes características: ter nacionalidade portuguesa, salvo nos casos excetuados por lei especial ou convenção internacional; ter 18 anos de idade completos; possuir as habilitações literárias ou profissionais legalmente exigidas para o desempenho do cargo; não estar inibido do exercício de funções públicas ou interdito para o exercício daquelas a que se candidata; ter robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções; e cumprir as leis de vacinação obrigatória.
Normalmente, os métodos de seleção incluem uma prova de conhecimentos (eliminatória);uma avaliação curricular (eliminatória); um exame psicológico de seleção (eliminatório); e uma entrevista profissional de seleção.
No verão de 2015, o anterior governo também anunciou a abertura de 42 vagas para as mesmas funções. Na altura, houve 680 candidaturas e o concurso era interno.