A emissão especial do programa da SIC Notícias Quadratura do Círculo, no âmbito da conferência “Portugal 2016: O Futuro do País e das Empresas”, foi finalmente gravada, esta terça-feira, dia 15, com a presença de Rui Rio. Marcado para o Pavilhão Dragão Caixa, o evento acabou por ter de ser relocalizado para a Alfândega do Porto, depois de o FCP ter recusado a entrada do ex-autarca nas suas instalações.
Rui Rio comentou a polémica, classificando-a de “lamentável”, mas rapidamente passou para assuntos políticos, que são os que mais lhe interessam. Nesse campo, depositou alguma confiança no futuro do Governo de António Costa e vaticinou má-sorte para Pedro Passos Coelho.
“Se este Governo dura a legislatura? Isso não sei. Mas estes dois primeiros anos não vão ser tão difíceis quanto aquilo que é suposto”, disse sobre o Executivo socialista. “A posição do Governo é mais confortável do que aquilo que aparenta ser” e Costa ” tem experiência política suficiente para não cometer erros crassos”.
Sobre Passos Coelho, o economista defendeu que se voltar a concorrer em eleições legislativas como líder do PSD “vai ter mais dificuldades” do que em 2010 porque “quando se vai para eleições já tendo estado no poder não se consegue com facilidade abrir uma janela de esperança”, como será preciso. “Pode dizer: este Governo só está a fazer asneiras, ponham-me lá outra vez. Isto é o racional. Mas na parte emocional falta ali qualquer coisa”, disse Rio. E concluiu: “Se for Passos o líder, o PSD vai ter dificuldade em ganhar a próxima eleição”. Estará Rio a colocar-se na pole position para suceder ao atual líder?
O ex-autarca não se furtou a falar da questão presidencial, mostrando “eventualmente” ter dúvidas sobre se terá sido certa a decisão de não avançar para Belém. “A palavra arrepender é uma palavra muito forte. Se tive sempre dúvidas? Tive”, assumiu.
Resta saber o que Rio fará com as dúvidas: se elas ditarão o seu afastamento total em relação a questões de política partidária ou se, já nas próximas diretas, em março, Pedro Passos Coelho vai ter um adversário surpresa.